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Projeto Pedagógico

“A Educação deve visar ao Pleno Desenvolvimento da Personalidade Humana e ao Reforço do Respeito pelos Direitos dos Homens e pelas Liberdades Fundamentais.”
Declaração Universal dos Direitos Humanos, art.26.

Considerando que o pleno desenvolvimento da personalidade e o respeito aos direitos e peculiaridades das outras personalidades implicam no desenvolvimento de pessoas capazes de exercer a própria autonomia social, moral, intelectual e, ao mesmo tempo, estabelecer relações de reciprocidade e respeito mútuo;

Considerando que, para desenvolver a autonomia, é preciso que a escola possibilite a reflexão, a escolha e a tomada de decisão pelos alunos, desde a mais tenra idade, dentro de suas possibilidades afetivas e cognitivas;

Que, para desenvolver a reciprocidade nas relações é necessário um ambiente cooperativo em que todos, alunos, funcionários, professores, familiares, tenham possibilidade de contribuir para o bom funcionamento institucional, participando, de acordo com suas possibilidades e funções específicas, em todas as etapas dos processos aí desenvolvidos, desde as tomadas de decisões até as elaborações finais;

Que não é possível desenvolver autonomia social e moral em um ambiente de constrangimento intelectual, mesmo que este se limite à imposição de conhecimentos prontos nas disciplinas escolares e, ao mesmo tempo, que não é possível desenvolver uma atividade intelectual autônoma sem as trocas de pontos de vista, sem discussões e colaboração entre os iguais e não apenas entre professor e aluno;

Que a sociedade atual necessita de pessoas autônomas, participativas, colaboradoras e solidárias; capazes de romper o círculo dos próprios interesses, podendo pensar e agir em beneficio de uma comunidade cada vez mais ampla; valorizando os interesses, necessidades e características dos outros cidadãos, diferentes dos seus próprios, de seus grupos, da mesma maneira que valorizam os próprios; nos propomos:

Exercer uma Pedagogia que leve à formação permanente das pessoas que convivam no ambiente escolar, privilegiando a pluralidade e a diversidade das perspectivas diante dos fatos, fenômenos e situações.

Propiciar a construção das operações, das competências e habilidades decorrentes da construção das estruturas de pensamento, com o mesmo empenho que possibilitamos as estruturas e capacidades afetivas e sociais.

Enfatizar a necessidade de considerar, sempre, diferentes pontos de vista, conhecer as razões dos diferentes personagens e segmentos sociais envolvidos nas situações analisadas, de fugir dos estereótipos e vícios, procurando todas alternativas possíveis para solucionar os problemas; a necessidade de considerar o contexto antes de emitir julgamentos sobre os acontecimentos; de compreender, aceitar e valorizar a diversidade dos biótipos e das culturas como fator de entendimento humano e de buscar o autoconhecimento.

Para tanto, nos propomos a manter o diálogo entre os pares, entre os diferentes grupos e representantes de todos os segmentos participantes da instituição.

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