Na tarde do dia 18 de junho, os estudantes da Ativa, mais precisamente do Grupo Ativando receberam a visita de alguns alunos atendidos na Cahek (Casa dos Amigos Hellen Keller), centro que atende a deficientes visuais.

Tal encontro foi organizado pela coordenadora dos Ensinos Fundamental II e Médio, Fernanda Miquelini Vaz e pela educadora física Gisleine Stolf, e, também pela educadora física da Cahek, Fabiele Falava Capatto.

Na ocasião, o pessoal da Cahek objetivou ensinar aos participantes do grupo Ativando o goalball, uma modalidade criada em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência – neste caso a visual.

A bola possui um guizo em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,250 kg. Sua cor é alaranjada e é mais ou menos do tamanho da de basquete. Hoje o goalball é praticado em 112 países nos cinco continentes. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Deportos para Cegos (CBDC).

No Brasil, a modalidade foi implementada em 1.985, sendo que o primeiro campeonato aconteceu em 1.987.

Vale destacar que, houve um enfoque na interação entre todos, inclusive por meio da participação no lanche coletivo e na recreação. Além da vivência especial que os alunos da Ativa tiveram ao participar de um jogo adaptado.

Aliás, uma das bandeiras levantadas na Ativa são refletidas nas palavras de Paulo Freire, e definem o momento vivenciado no encontro entre Ativa e Cahek.

 

“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” Paulo Freire

 

As informações sobre o goalball foram retiradas do site: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=126

                   

Interação e aprendizado entre Ativa e Cahek
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *